Prefeitura Municipal de Abreulândia - História Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > História

História do Município

Publicado: Segunda, 18 de Janeiro de 2021, 13h31 | Última atualização em Segunda, 18 de Janeiro de 2021, 19h52 | Acessos: 6383

O município de Abreulândia está localizado na região centro-oeste do estado do Tocantins, na região norte do Brasil.  Sua emancipação política aconteceu em 1º de Maio de 1989 e sua criação foi oficializada pela lei estadual nº 251 em 20 de fevereiro de 199, posteriormente alterada pela Lei Estadual nº 498, de 21 de dezembro de 1992.

A área total do município é de 1.895 km² e a população é de 2.245 habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2010.  Está a 147 km de distância da capital Palmas. O município limita-se ao norte com Araguacema -TO e Dois Irmãos do Tocantins, ao sul com Divinópolis do Tocantins, ao leste com Barrolândia – TO e Miracema do Tocantins e ao oeste com Caseara -TO.

Origem

A cidade teve sua origem em 12 de maio de 1946 com a montagem de um armazém e uma escola, ambos construídos pelo morador Júlio Pinheiro. O armazém foi erguido para atender peões que por ali passavam com destino às cidades vizinhas. Após o falecimento de Júlio Pinheiro em julho de 1947 sua esposa, Sebastiana Pinheiro, deu continuidade ao projeto de criação da cidade. Em 1961, no dia 25 de abril, um senhor chamado João Francisco de Abreu, ascendeu a chama da esperança ao reunir-se com seus companheiros para dar início a criação de Abreulândia.

Os primeiros moradores do povoado solicitaram ao prefeito de Araguacema que enviasse uma professora ao município para que a escola começasse a funcionar. O pedido foi concedido e a primeira professora foi Maria de Lourdes Lacerda, o que facilitou o processo de desenvolvimento de um povoado para um Município. O mesmo transformou-se então no distrito de Araguacema, e teve como representante João Francisco de Abreu. No dia 15 de abril de 1961 recebeu o nome oficial de Abreulândia, devido à família Abreu fazer parte da sua criação.

Depois da localidade ter sido desmembrada do município de Araguacema, sua instalação ocorreu em 01 de janeiro de 1993, após a primeira eleição do município ter sido realizada, no ano 1992. Quando emancipada, Abreulândia possuía aproximadamente 36 imóveis e não dispunha de energia elétrica, era utilizado um motor que funcionava das 18h00 min às 22h00 min.  Atualmente são mais de 740 entre residências, comércios e outros.

Abreulândia hoje é um município administrado por 01 (um) prefeito, vice-prefeito e 09 (nove) vereadores.  Contém duas escolas, uma municipal e outra estadual, e uma creche. Na parte de esporte cultura, tem um estádio e uma quadra de vôlei de areia. Na saúde   dispõe de uma Unidade Básica de Saúde com médico e enfermeiros para atender todos os dias. Além disso, duas praças, Aurélio Gomes e Praça do Triângulo, com área de lazer, parque infantil e praça de alimentação. Na área do comércio conta com vários supermercados, lojas, farmácias, bancos etc. Hoje já tem um avanço na área tecnológica também. O município já possui internet a radio e fibra ótica, além de sinal 3G e duas torres de telefonia. Quase toda a residência possui internet com WI-FI, na cidade e também na zona rural.