Atualizado em: 18/12/2019 11:21:02

1ª Gincana ReciclAme – Um ato de amor pelo planeta

A geração de lixo cresce no mesmo ritmo em que aumenta o consumo. Quanto mais mercadorias adquirimos, mais embalagens vêm junto, mais recursos naturais consumimos e mais lixo geramos. Hoje já sabemos que poderemos chegar, em um curto espaço de tempo, a um esgotamento dos recursos naturais e a níveis altíssimos de contaminação e geração de resíduos (MMA, 2019), por isso é importante buscar meios para reduzir o impacto, como a reciclagem.

A reciclagem é uma das alternativas de tratamento de resíduos sólidos (lixo) mais vantajosas, tanto do ponto de vista ambiental quanto do social: ela reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo e dá emprego a milhares de pessoas. É um processo industrial que começa em casa. A correta separação desses materiais em nossas casas e o encaminhamento para catadores ou empresas recicladoras permite que eles retornem para o processo produtivo e diminui o volume de lixo acumulado em aterros e lixões.

Por esse motivo, Abreulândia esta iniciando um processo de implantação de reciclagem. O passo inicial aconteceu por meio da 1ª Gincana ReciclAme, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio da Prefeitura Municipal de Abreulândia e do Colégio Estadual São Pedro. A gincana tem como objetivo promover a reflexão sobre a coleta seletiva, sensibilizando os alunos do Colégio Estadual São Pedro, de maneira prática e dinâmica, sobre a importância da preservação ambiental, especialmente, no que se refere aos cuidados na produção e destinação do “lixo”, contribuindo ainda com a cooperativa de materiais recicláveis, através da doação dos materiais coletados, e a diminuição do volume de resíduos sólidos urbanos gerados no município de Abreulândia.

Os materiais alvos da gincana foram aluminio, papelão e plástico, que deveriam ser entregues separados e previamente limpos. O periodo de coleta foi de outubro a novembro. Cada tipo de material teve uma pontuação diferente, e as equipes que coletaram a maior quantidade de material reciclavel, consequentemente obteve a maior pontuação, sendo as vencedoras da gincana. As premiações foram

em dinheiro, trofeu e certificados de participação para as tres primeiras colocadas, além de ponto extra para todos os alunos participantes da gincana.

A gincana finalizou no dia 21 de Novembro com resultados muito satisfatórios, arrecardando, no periodo de 1 mês, um total de 1857,900 kg de materiais recicláveis. Esse total foi composto por 128,500 kg de alumínio, 1320,800 kg de papelão e 408,600 kg de plástico. Grande parte desse material deixou de ser encaminhado para o lixão, contrinuindo para o meio ambiente e reforçando o potencial de reciclagem do município.

O total arrecadado foi encaminhado para a ASSOCIAÇÃO DOS RECICLADORES DE PARAÍSO DO TOCANTINS – ARPA, que já é parceira do município atravez do Sr Cláudio.

A Secretaria de Meio Ambiente sabe que há um longo caminho a ser percorrido para uma reciclagem de excelencia no município, mas acredita que por meio de ações como essa o objetivo está mais próximo. A contribuição de cada habitante é fundamental nessa trajetória.

Equipes vencedoras:

1º Lugar: 2ª Série Vespertino