Ações/Agricultura

Atualizado em: 29/05/2020 11:15:43

Ações realizadas pela Secretaria de Agricultura e Prefeitura Municipal

Dinamara Montelo

Plantio de milho através das Roças Comunitárias.

A Secretaria Municipal de Agricultura na atual gestão, realizou mais de 300 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) gratuitos em parceria com o Governo do Estado. O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais. Ao todo foram mais de 43 mil hectares sendo apenas 300 ha gratuitos por propriedade.

Além disso, a Secretaria também realizou o plantio do agronegócio, com mais de 40 mil ha de área colhida, e da pecuária com mais de 65 mil bovídeos e 1,3 mil equídeos. São mais de 300 proprietários no município somente com bovinos.

O Programa Agricultura Familiar também foi um projeto trazido para o município por meio de parceria da Prefeitura e Secretaria de Agricultura com o governo do Estado. O programa beneficiou muitos proprietários rurais por meio das Roças Comunitárias como incentivo à agricultura local. Ao todo foram mais de 200 famílias beneficiadas somente no primeiro semestre de 2020. E o objetivo é fazer ainda mais ao longo deste ano.

A Secretaria também, por meio da Prefeitura em parceria com o Estado, assumiu a entrega do calcário para estes pequenos produtores rurais. Foram mais de 600 toneladas de calcário adquiridas, sendo que o Estado entregou somente 65 toneladas.

Estas são algumas das ações realizadas de 2019 até o momento. A Prefeitura e a Secretaria planeja realizar ainda muitos projetos até o término da gestão.