Caso/Coronavírus

Atualizado em: 10/05/2020 19:13:10

Abreulândia tem segundo caso confirmado pelo novo coronavírus

Dinamara Montelo

Boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde com segundo caso confirmado no município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Abreulândia-TO, notificou neste domingo, 10 de maio, o segundo caso com resultado positivo para o novo coronavírus. Paciente do sexo feminino, com idade de 24 anos, após contato com o primeiro caso confirmado apresentou sintomas no dia 05 de maio. O material biológico para exame laboratorial foi coletado no dia 08 do mesmo mês e enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) em Palmas. A mesma segue em isolamento e tratamento domiciliar até o período adequado pós-contágio.

No dia 06 de maio foi notificado o primeiro caso confirmado com o vírus. O paciente tem 33 anos, caminhoneiro e chegou na cidade de Abreulândia no dia 30 de abril. O mesmo apresentou os primeiros sintomas no dia 02 de maio. O material para exame foi coletado no dia 04 e encaminhado para o Lacen de Palmas.

No Estado do Tocantins, do dia 09 para o dia 10 de maio, foram contabilizados 116 novos casos, num total de 688. Deste total, 600 estão em isolamento domiciliar ou hospitalar, 77 recuperados e 11 foram a óbito. Dos testes, 96 foram realizados no Lacen e 20 por testes rápidos.

No total, já são 46 municípios em todo o Estado com casos confirmados pelo COVID-19. Os municípios com maior número de casos são Araguaína, com 287, e Palmas, com 158.

Além das recomendações municipais de proteção e prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde reforça mais uma vez que só saia de casa em caso de necessidade. Além disso, estar atentos em caso de apresentarem sintomas similar ao do COVID-19.

“As pessoas que vierem apresentar algum sinal ou sintoma compatível com a COVID 19, devem permanecer em seu domicilio e ligar para 98468-4401 que a equipe de saúde tomará as medidas cabíveis. Intensificamos as orientações quanto ao uso obrigatório e correto das máscaras, isolamento social e higiene pessoal (lavagem constante e o uso de álcool a 70% nas mãos).  Desde já, agradecemos”, reforçou a Secretaria.