Atualizado em: 10/10/2019 11:38:29

CAMPANHA DO USO CONSCIENTE E REUSO DAS ÁGUAS CINZAS

A água é um bem comum que todos necessitam para a sua sobrevivência e evitar o desperdício é de extrema importância. Adotar um estilo de vida e uma produção com uso racional da água é necessário não só hoje, mas sempre. É possível adotar algumas medidas práticas no dia a dia para reduzir o consumo que além de contribuir com o planeta, ainda gera economia na sua tarifa de água do mês.

Praticar o consumo consciente não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso, evitando desperdícios e reaproveitando sempre que possível. Fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pela máquina de lavar são alguns exemplos que podem ser executados no dia a dia do seu lar.

- Reaproveite a água da máquina de lavar: A água que a máquina de lavar roupa usa para o enxague pode ser utilizada para limpar o chão da cozinha ou do quintal. Basta retirar a mangueira de vazão do cano e desviar o fluxo para um balde.

- Colete a água da chuva: Use algum recipiente para coletar a água da chuva. É importante que tudo esteja bem tampado, para evitar a proliferação de mosquitos. A água da chuva pode ser utilizada para descarga, limpeza do quintal, do carro, do chão de casa, entre tantas outras utilidades. Porém, não é apropriada para consumo humano.