Atualizado em: 18/11/2019 08:57:57

CAMPANHA EDUCAÇÃO SANITÁRIA UM DEVER DE TODOS!

A falta de saneamento básico e um sério problema Brasileiro. É no município de Abreulândia também e? No município temos 760 residências sendo essas sem nenhuma rede coletora de esgoto, essa e a realidade de vários municípios do Brasil. Mas, podemos mudar esse cenário em Abreulândia se cada cidadão cuidar da sua fossa séptica corretamente.

O saneamento básico consiste em um conjunto de medidas relacionadas ao abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e controle de pragas e agentes patogênicos em geral. A ausência dessas medidas afeta diretamente a saúde e qualidade de vida da população.

A ausência das medidas relacionadas ao saneamento básico pode resultar na geração de muitos focos de doenças. Estas doenças são causadas principalmente por microrganismos patogênicos de origem entérica, animal ou humana, presentes em água contaminada. Conheça algumas delas: febre tifóide, febre paratifóide, cólera, hepatite A, amebíase, giardíase, leptospirose, poliomelite, diarreia por vírus, ancilostomíase (amarelão), ascaridíase (lombriga), teníase, cisticercose, filariose (elefantíase), esquistossomose, etc.

E muito importante para a população de Abreulândia ficar atenta nas suas fossas séptica, essa e a forma mais eficiente de tratar o esgoto domiciliar gerado em residências, comércios e outros. Com a ausência do tratamento de esgoto pode acarretar em doenças, aglomerados de animais peçonhentos, odor nas casas e nas ruas e poluição do meio ambiente.