Atualizado em: 29/10/2019 08:13:43

CAMPANHA ESGOTO TRATADO E RESPONSABILIDADE DE TODOS

O saneamento é um direito essencial garantido constitucionalmente no Brasil. Este reconhecimento legal é reflexo das profundas implicações desses serviços para com a saúde pública e o meio ambiente à medida que sua carência pode influenciar de forma negativa campos como educação, trabalho, economia, biodiversidade, disponibilidade hídrica e outros. O principal objetivo dessa campanha e alerta a população sobre o lançamento irregular do esgoto no qual e formado pela água utilizada nas atividades diárias, como lavar a louça, roupas, tomar banho, dar descargas. Além da água servida, o esgoto contém dejetos e, se não receber o tratamento adequado, contaminado o meio ambiente e prejudica a saúde pública. Por isso, o tratamento de esgoto é tão importante para a qualidade de vida da população.

Saneamento é um conjunto de medidas que objetivam preservar ou modificar o meio ambiente para prevenir doenças e semear saúde. Ele melhora a qualidade de vida dos cidadãos, a produtividade do indivíduo e otimiza a atividade econômica.

Esses esgotos podem transmitir doenças de diversas formas, principalmente com o contato da pele com a água suja além de moscas que pousam nesses locais e depois pousam em alimentos nas casas. O contato com o esgoto pode causar doenças que afetam pessoas de todas as idades, mas as crianças são as mais prejudicadas.

Como Abreulândia ainda não possui rede coletora de esgoto, os moradores devem providenciar o quanto antes uma fossa séptica e o sumidouro,

estes deverão ficar dentro do terreno da casa, muito bem fechados por um período, até que seja esgotada, por caminhões específicos para isso.

Cabe agora a cada cidadão fazer a sua parte. Com isso, estará protegendo a saúde de sua família e de toda a população.