Cerimônia/Posse/Conselho Tutelar

Atualizado em: 10/01/2020 12:38:32

Conselheiras tutelares tomam posse nesta sexta-feira, 10

Dinamara Montelo

A cerimônia de posse do Conselho Tutelar de Abreulândia aconteceu nesta sexta-feira, 10, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O evento teve a participação do prefeito Marivaldo Machalegre, da secretária de Educação Elenita Moura além dos representantes da Câmara Municipal e do secretário de Administração Thiago Alves.

Na cerimônia o prefeito agradeceu as conselheiras antecessoras pelo trabalho realizado e parabenizou as novas profissionais. Ele também declarou que daria todo apoio necessário e que trabalhariam juntos para melhor atender as necessidades das crianças e adolescentes do município.

Na celebração as conselheiras eleitas para este ano receberam o certificado e assinaram a ata com o comprometimento de desempenharem com responsabilidade o exercício da profissão. “Como agente público, o conselheiro tutelar tem a obrigação de respeitar e seguir com zelo as diretrizes emanadas da comunidade que o elegeu”, disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Léia Vaz.

As novas conselheiras participaram do treinamento que aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro em Divinopólis – TO. A presidente do Conselho destacou a importância de estar qualificado para a função de conselheiro. “Eles têm que ser capacitados porque entram leigos no assunto, precisam ter um norteio de como começar”, afirma. Além disso, Léia ainda ressaltou a necessidade de mudanças nas leis em relação à capacitação dos conselheiros. “Temos que ter capacitação contínua porque quando falamos em crianças e adolescente temos que está preparada para esse papel”. Léia destacou ainda que alguns municípios já aderiram a lei em que os candidatos passam por uma prova e só depois de aprovados podem concorrer como candidato.

Mas, as expectativas para este ano de toda a administração pública quanto do próprio Conselho é que possam fazer melhor. “Eu estou confiante, como presidente do CMDCA vamos juntos fazer o plano de ação e trabalhar junto com educação, saúde assistência social”, concluiu Léia.

As conselheiras anteriores, Hilda Mendes e Deusanira Souza, além das boas vindas deram todo o apoio necessário às atuais e agradeceram pela oportunidade e confiança dadas a elas para esta responsabilidade. As novas conselheiras deste ano são Rosanira da Silva, Natividade Pereira, Maria Aparecida Gomes, Elizamite Lima e Rayane Gomes.