Meio Ambiente em Ação

Atualizado em: 25/10/2018 11:02:40

Sec. Mun. de Meio Ambiente

Fig1. Convite 2 ° Fórum Municipal do Lixo e Cidadania e 1° Fórum Permanente da Agenda 21 Local.

A Prefeitura Municipal de Abreulândia junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem a honra de convidar toda a comunidade de Abreulândia para o 2° Fórum Municipal do Lixo e Cidadania e para o 1° Fórum Permanente da Agenda 21 Local que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 29 de outubro no CRAS a partir das 16:00 hrs. A intenção do evento é mobilizar uma maior quantidade de pessoas para a importância de preservar a natureza e para o desenvolvimento sustentável.

FÓRUM MUNICIPAL DO LIXO E CIDADANIA

O Fórum Municipal do Lixo e Cidadania é um espaço permanente de debates, reflexão, proposição, articulação, apoio técnico, capacitação e sensibilização para a adequada gestão e o manejo dos resíduos sólidos do nosso município, atuando em sintonia com os fóruns Nacional, Estadual e com Movimento Nacional dos Catadores. Um espaço plural e democrático composto por pessoas, entidades governamentais, não governamentais, associações, cooperativas e representantes da iniciativa privada, envolvidos direta ou indiretamente com a gestão dos resíduos sólidos que planejam e implementam ações para resolver problemáticas relacionadas aos resíduos sólidos. A implantação do Fórum e as orientações oferecidas são muito importantes e devem trazer benefícios para o nosso município que tem esse problema quanto ao descarte irregular dos resíduos. É fundamental que toda a comunidade de Abreulândia participe. Será a oportunidade de conhecer, contribuir com a preservação do meio ambiente e constituir-se num exemplo.

FÓRUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL

A Agenda 21 é definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. A Agenda 21 Local é o processo de planejamento participativo do nosso município que envolve a implantação de um Fórum de Agenda 21. O Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações. O desafio do Fórum é consolidar um modelo de democracia participativa para a gestão local de Abreulândia. Participe da nossa composição do Fórum e venha prestigiar essa iniciativa.

Contamos com a sua presença!!!