Homenagem/Gari

Atualizado em: 18/05/2020 15:05:14

DIA DO GARI

Dinamara Montelo

Você sabe quem são os responsáveis por deixar todas as ruas da nossa cidade limpinhas e sem nenhuma sujeira? São os Garis! E no dia 16 de maio é comemorado o Dia do Gari, em todo o Brasil.

Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

Por isso, devemos mandar um grande abraço a todos esses incríveis profissionais, e também fazer nossa parte, jogando sempre o lixo no lixo. Além de estarmos contribuindo com o trabalho dos garis, nós também estaremos preservando os lugares que nós mesmos utilizamos.

Nós como cidadãos, temos o dever de separar os resíduos para que possam ser descartados nos locais apropriados e sem risco ao profissional que faz a coleta.

Atualmente, nos encontramos em um período de pandemia e o cuidado com o lixo deve ser redobrado para zelar da segurança dos trabalhadores do município. Por isso, as residências que possuem casos confirmados ou em isolamento precisam acondicionar o seu lixo em duas sacolas e avisar a equipe de saúde para buscá-los, pois eles são considerados segundo o Ministério da Saúde como Resíduo Perigoso.

Precisamos ter muita atenção e cuidado para o descarte de materiais perigosos, como vidros, lâmpadas e utensílios cortantes, além dos produtos tóxicos como baterias, pilhas e outros. Esses materiais necessitam ser bem embalados e direcionados para a Coleta Seletiva e esses produtos não podem ser jogados no lixo comum; em respeito ao profissional que faz a coleta e em respeito ao MEIO AMBIENTE.

A cidade limpa é um dever de todos nós e agradecemos ao profissional da limpeza urbana por sua atuação na manutenção da limpeza de nossas cidades.