Agricultura/Familiar

Atualizado em: 24/07/2020 10:19:08

DIA MUNDIAL DA AGRICULTURA FAMILIAR: CUIDAR DO SOLO É PRESERVAR A VIDA!

VRP Ambiental

No dia 25 de julho é comemorado o Dia Mundial da Agricultura Familiar e sua importância não está ligada apenas ao produtor rural ou a produção agropecuária, mas também à preservação de ecossistemas, ambientes produtivos e, principalmente à preservação do solo. Esta é uma responsabilidade de toda sociedade para garantir a manutenção da vida na terra.

Você sabe o que é Agricultura Familiar? A agricultura familiar corresponde à produção agropecuária realizada por pequenos produtores em que o sistema agropecuário é mantido pelo núcleo familiar e, no máximo, por alguns poucos funcionários assalariados.

Essa atividade econômica, além de fornecer recursos de subsistência a várias famílias no país, é responsável por colocar 70% dos alimentos consumidos na mesa do povo, segundo a FAO. Conhecida pela diversificação agrícola, as pequenas propriedades, e o trabalho familiar geracional, este modo de produzir alimentos dá exemplo de como é possível conectar produtividade, cuidado dos recursos naturais e renda. Os produtores familiares não utilizam uma grande quantidade de agrotóxico e não emprega uma grande quantidade de maquinários, cuidando assim da saúde da população e ajudando na conservação do solo.

O solo é um dos meios naturais mais importantes para a sociedade, porque além de ser parte essencial dos ecossistemas e ciclos da natureza, também é nele que são realizadas atividades agrícolas, essenciais para a produção de alimentos. A conservação do solo pode ser entendida como uma combinação de métodos de manejo e de uso do solo, com a finalidade de protegê-lo contra as deteriorações induzidas por fatores antropogênicos ou naturais.

Parabéns a todos os agricultores que além de colocar comida na nossa mesa, ajuda na preservação do solo e do meio ambiente! Faça também a sua parte e ajude a preservar o meio ambiente.