Cerrado/Dia Nacional

Atualizado em: 11/09/2020 09:57:59

DIA NACIONAL DO CERRADO AJUDE A SALVAR ESSE BIOMA!

VRP Ambiental

No dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado, dia deste Bioma que é tão importante para o nosso país.

Você sabia que o Cerrado é o segundo maior Bioma do Brasil? Ocupa cerca de 22% do território brasileiro, tendo mais de 2 milhões de km², se estende em área contínua por 11 estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, São Paulo e Tocantins.

Além de ser o maior Bioma do país, o Cerrado é considerado o berço das águas, uma vez que nele se encontram as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul, Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata. Outros aspectos também evidenciam a importância da preservação de sua biodiversidade:

• No bioma Cerrado já foram catalogadas mais de 11,6 mil espécies de plantas nativas. A diversidade de seus habitats abriga em torno de 199 espécies de mamíferos, 837 de aves, 1.200 de peixes, 180 de répteis e 150 de anfíbios. Estima-se a hospedagem de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins trópicos;

• Cumpre um importante papel de interligação entre os biomas Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e Amazônia, sendo o único bioma brasileiro com essa característica;

• Encontra-se na lista dos 34 hotspots;

• Abriga imensa sociodiversidade de povos e comunidades tradicionais, indígenas, sertanejos, ribeirinhos e quilombolas, que estão com suas culturas ameaçadas pelo impacto do avanço da fronteira agrícola.

No período de estiagem, o Cerrado sofre com os efeitos dos incêndios florestais. Por isso, faça sua parte, evite queimadas e desmatamentos. Salve o Bioma Cerrado!