Meio Ambiente em Ação

Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozônio

Yanka Araujo

Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozônio

A Prefeitura Municipal de Abreulândia por meio da Secretaria do Meio Ambiente comemora o Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozônio!

Neste dia 16 de setembro buscamos conscientiza-los sobre a importância em preservar nossa camada de Ozônio pois é ela quem garante a estabilidade da vida na Terra.

A camada de Ozônio é uma camada de gás situada ao redor do planeta que se localiza a aproximadamente 20 a 35 km de altitude. É essa camada a responsável por garantir que todos os seres vivos da Terra fiquem protegidos contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. Sem ela, provavelmente não existiria vida.

A proteção da camada de ozônio passa também pelos cidadãos, que devem garantir que não estão a utilizar produtos ou equipamentos onde ainda se utilizem substâncias nocivas.

O que cada um de nós podemos fazer para evitar a diminuição da camada do ozônio é:

·                    Utilizar sempre que possível os transportes públicos ou a bicicleta;

·                    Desligar as luzes, a televisão ou o computador, sempre que não estiverem a ser utilizados;

·                   Plantar árvores, que fazem com que o dióxido de carbono e o gás que contribuem para o efeito de estufa, seja absorvido pelo ar;

·                    Utilizar papel reciclado e produtos reutilizáveis;

·              Reciclar velhos frigoríficos ou unidades de acondicionamento do ar e certificar-se que estes não emitem CFC´s para a atmosfera;

·                    Não fazer queimadas;

·                    Quando for ao supermercado utilizar e se possível reutilizar sacos biodegradáveis.