Atualizado em: 10/10/2019 11:23:03

COMEMORAÇÃO DO DIA DO CERRADO

LUCAS BEZERRA

A Secretaria de Meio Ambiente em parceira com a Escola Júlio Pinheiro realizou hoje, 20 de setembro, o dia do campo em comemoração ao Dia do Cerrado. Na atividade houve a apresentação do Cerrado e suas principais características, destacando a importância desse bioma. No momento também foi ressaltado a diversidade de fauna e flora, frisando a riqueza de árvores frutíferas do nosso Cerrado. Ao final os alunos realizaram o plantio de sementes nativas do Cerrado, como o Ipê amarelo e Cajuí, em comemoração ao Dia da Árvore (21 de Setembro).

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. Considerado como um hotspots mundiais de biodiversidade, o Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat (MMA).

Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade. Mais de 220 espécies têm uso medicinal e mais 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a

erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. Mais de 10 tipos de frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos.

O Bioma apresenta 8,21% de seu território legalmente protegido por unidades de conservação; desse total, 2,85% são unidades de conservação de proteção integral e 5,36% de unidades de conservação de uso sustentável, incluindo RPPNs (0,07%) (MMA).

A atividade realizada no dia 20 de setembro foi de extrema importância para a conscientização das crianças, estimulando ações que favoreçam o meio ambiente.