Caso/Coronavírus

Atualizado em: 06/05/2020 15:26:43

EXAME RT-PCR APRESENTA RESULTADO POSITIVO PARA COVID-19 EM ABREULÂNDIA.

Dinamara Montelo

Boletim diário da saúde apresentado com primeiro caso de coronavírus no município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Abreulândia-TO, notificou na manhã desta quarta-feira (06), o primeiro caso com testagem positivo para o novo coronavírus. Segue abaixo nota da Secretaria de Saúde do município.

“O paciente tem 33 anos, caminhoneiro, chegou no município no dia 30 de abril, após ter embarcado em ônibus na cidade de Paraíso-TO. O mesmo relata que durante o seu trabalho fez rota por Mato Grosso e Pará.  Apresentou sinais e sintomas no dia 02 de maio. Realizado atendimento domiciliar, sendo feita as devidas orientações de importância do isolamento social. O mesmo, permanece em isolamento domiciliar, até o período adequado pós-contágio”.

Além do caso confirmado, estão sendo monitorados 13 casos, entre estes, pessoas que tiveram contato direto e/ou próximo com o paciente confirmado. A Secretaria informou ainda que outra pessoa apresentou sintomas suspeitos, sendo que esta mesma teve contato com o paciente infectado.

"Temos 1 (um) caso suspeito, o qual já apresenta sinais e sintomas compatíveis com COVID-19 e teve contato direto com o caso confirmado.  Para este caso será realizado a coleta de swab naso-orofaríngeo e encaminhado para o LACEN de Palmas-TO".

A recomendação da Secretaria e da Prefeitura é que os moradores permaneçam em casa e só saia em caso de extrema necessidade e com o uso de máscara facial.

Além das recomendações para a população no geral, a Secretaria pede ainda às pessoas que tiveram contato com o infectado é que tomem as devidas precauções.

“As pessoas as quais tiveram contato com o paciente que apresentou sinais da COVID-19, DEVEM FICAR ISOLADOS EM CASA, e se vierem apresentar algum sinal ou sintoma, permaneçam em seu domicilio e ligue para 99248-6069 ou 98452-9216, que a equipe de saúde tomará as medidas cabíveis. Desde já, agradecemos”.

Segundo o boletim epidemiológico do Estado, no Tocantins consta 351 casos confirmados, 09 mortes e 52 recuperados. Já são 32 municípios em todo o estado com presença do COVID-19

A Prefeitura Municipal de Abreulândia, em nome do prefeito Marivaldo Machalegre, agradece a todos os profissionais da área da saúde que estão na linha de frente dessa pandemia, em especial, no nosso município.