Seminário/Educação

Atualizado em: 19/03/2020 10:32:13

Educadores participam do VII Seminário de Educação Infantil em Palmas

Educadores no VII Seminário de Educação Infantil no auditório da Escola Pe. Josimo Tavares.

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Tocantins realizou nos dias 12 e 13 de março o VII Seminário de Educação Infantil em Palmas. Três Educadoras do Centro Educacional Pequeno Príncipe estiveram presentes no evento cujo tema debatido e discutido no evento foi Crianças e Infâncias: Tendências e inovações no Documento Curricular do Tocantins (DCT/TO).

O Seminário acontece anualmente com o objetivo de ajudar o profissional da Educação Infantil no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas em relação ao desenvolvimento das crianças. “Antes de escrever a criança escuta, pensa, imagina e fala. É na educação infantil que a criança aprende a manusear os livros de forma correta e desperta suas opiniões a partir de suas escritas”, comentou Alaene Alves, professora do Centro Educacional Pequeno Príncipe. Essa já é a quarta vez que ela participa do seminário e acredita ser de suma importância para as práticas de aprendizagem e que isso traz mais segurança para trabalhar em sala de aula.

A programação foi dividida em 2 (duas) partes, sendo a primeira, na parte matutina, ministração de palestras e a segunda, que aconteceu na maior parte do evento, foram as oficinas, aplicadas na Faculdade Católica do Tocantins. O seminário também abordou como utilizar o DCT/TO na prática da sala de aula com as crianças. “Na oficina Leitura Literária e a Escrita na Educação Infantil foi enfatizado que desde a infância a criança precisa se familiarizar com os livros literários e o professor e a família são os grandes colaboradores para que isso aconteça, todos os dias lendo para as crianças”, complementou Alaene.

A participação dos educadores no Seminário resulta no desenvolvimento não só dos educadores mas das crianças da base infantil. “Temos que garantir o contato com as obras literárias para que assim as crianças possam desenvolver comportamentos de leitores e despertar o gosto pela leitura desde cedo”, afirmou a professora.

O evento foi aberto principalmente aos dirigentes municipais de educação, coordenadores pedagógicos, professores, conselheiros e a quem mais tivesse interesse da área educacional.