Flagra

Atualizado em: 13/06/2017 08:31:42

No DF: Diretor do Detran é flagrado cometendo infração; Silvain Fonseca se explica

Silvain Fonseca diretor do Detran/DF

Algo curioso rodeia os lados do Detran-DF. Órgão responsável por manter a legalidade nas vias do Distrito Federal, seu diretor, Silvain Fonseca, é flagrado em pelo menos três irregularidades, passíveis de multas e até remoção de veículo. Uma delas bem grave. A imagem causou estranheza para quem viu.

Segundo uma denúncia feita ao Guardian DF, o diretor é clicado com um carro em cima da calçada, no Setor Bancário Sul. Nisto, uma pessoa comum, caso flagrado pelo Detran, além da multa, teria seu carro levado para o depósito. A infração é grave.

Mas neste mesmo clique, mais irregularidades. Silvain é visto abastecendo o carro com um galão, o que também é proibido por lei. O ato é configurado de infração média, com uma multa e remoção de veículo.

Mas o mais grave está na placa do carro, com o qual o diretor comete a infração. Na foto, aparece a placa OVN 2290 em um Gol branco. No entanto, uma checagem no portal oficial do Sinesp, que é justamente para conferir a situação do veículo, o mesmo número de placa se refere a um Nissan Tiida 2010, preto.

Assim, pelo registro, é claro o flagrante de irregularidade. Segunda a denúncia, que é anônima, o diretor do Detran utiliza a placa oficial de uma viatura descaracterizada, o Nissan, no caso, no Gol, o que representa crime previsto no Código Penal.

Pela legislação, adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, pode gerar reclusão de três a seis anos, e multa. Mas se o infrator é um servidor público, como é o caso, a situação pode ficar pior. Sua pena será aumentada em 1/3.