Atualizado em: 01/10/2019 10:26:18

PARTICIPAÇÃO NO EVENTO AMAZÔNIA LEGAL SEM RESÍDUO

AMAZÔNIA LEGAL SEM RESÍDUO
Gestão dos resíduos sólidos na Amazônia Legal
Nos dias 26 e 27 de Setembro de 2019 a Prefeitura Municipal de Abreulândia por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participou ativamente da oficina “Amazônia Legal Sem Resíduo”, em Palmas. O evento reúniu representantes da esfera pública e privada entorno das questões relacionadas à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, para sensibilização e mitigação desses materiais na natureza, bem como para evidenciação dos papéis na responsabilidade compartilhada e formação de multiplicadores das boas práticas nos municípios.

O evento é promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) do Ministério da Saúde. No Tocantins, o evento conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Fundação Meio Ambiente de Palmas (FMA), da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Nacional (Sema) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO).

A oficina faz parte da pesquisa realizada pelo Ibict que fornecerá subsídios teóricos que possibilitarão ações mais orientadas e eficientes para minimizar a geração dos resíduos e para identificar as melhores soluções tecnológicas para a destinação final ambientalmente adequada. Estas medidas estão inseridas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Diante da riqueza e da diversidade da Amazônia Legal, é importante prestar atenção à gestão de resíduos nessa região a fim de preservar os recursos naturais e minimizar a contaminação e a proliferação de doenças, visando promover a saúde da população. Pois a falta de cuidado com a gestão desses resíduos contribui para o esgotamento dos recursos naturais e para a poluição dos ecossistemas, além de causar danos à saúde humana.

Durante os 2 dias de evento foi trabalhado tres eixos importantes:
• Diagnóstico da situação atual da gestão dos resíduos sólidos na Amazônia Legal.
• Identificação de métodos e procedimentos para minimização da geração de resíduos sólidos.
• Levantamento de tecnologias de destinação dos resíduos sólidos ambientalmente adequadas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, atravez da secretária Suelma Neves e Coordenadora Luana Montelo sairam do evento com muito aprendizado e parcerias que beneficiarão nosso município.