Meio Ambiente/Pandemia

Atualizado em: 03/06/2020 10:28:28

SEMANA DO MEIO AMBIENTE: EDUCAÇÃO SANITÁRIA NA PANDEMIA

VRP Ambiental

A Semana do Meio Ambiente é comemorada entre os dias 1 e 5 de junho e tem como objetivo incentivar a comunidade a praticar ações de proteção e preservação do meio ambiente.

No momento em que todos estão em alerta por conta do coronavírus, ficar em casa é uma das principais medidas de prevenção que vêm sendo tomadas e devido a isso o consumo de água nas residências tem sido mais alto do que o normal. Para diminuir esse consumo você pode abandonar hábitos antigos e adotar uma nova rotina de uso consciente da água.

Fique atento às dicas:

• Quando você for lavar a louça, não é necessário deixar a torneira aberta o tempo todo. O melhor é remover os restos com a ajuda dos talheres e guardanapos já usados e depois usar uma esponja com detergente ou sabão, lavar a louça diretamente.

• Você sabia que cada ciclo de lavagem consome, em média, 96 litros? E para reduzir esse consumo de água na hora de lavar as roupas, procure juntar o máximo de peças possíveis. Além disso, você pode recolher a água que sai da máquina de lavar e utilizar para lavar a garagem, carro e até mesmo na descarga.

• Escove os dentes com a torneira fechada. Você sabia? Se 10 milhões de brasileiros escovarem os dentes 3 vezes ao dia com a torneira fechada, usando apenas um copo d’água para enxágue, ao final de um mês seria possível economizar o equivalente a uma hora do volume de água que cai pelas Cataratas do Iguaçu.

• Atenção no horário de regar as plantas. Evite fazer isso nos momentos em que o dia está mais quente. Isso por que a água evapora com facilidade e deixa de ser aproveitada tanto quanto poderia. Então, a dica é regá-las quando estiver mais frio. Inclusive, uma outra forma de economizar regando as plantas é reutilizar a água da chuva.

• Diminua o tempo do banho. Além de reduzir o tempo, administre também enquanto está no banho. Por exemplo, ao se ensaboar, desligue o chuveiro. O mesmo vale para quando for passar shampoo. Esses momentos durante o banho podem ser feitos com o chuveiro desligado e ajudarão na economia de água diária.

São hábitos simples que podem ajudar a diminuir o consumo de água e assim gastar menos com a conta no final do mês, e principalmente, ajudar a preservar o meio ambiente.