Palestra/Motivação

Atualizado em: 13/03/2020 13:22:38

Secretaria Municipal de Educação promove palestra para educadores

Dinamara Montelo

Educadores no momento de dinâmica sobre trabalho em equipe.

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta sexta-feira, 13, na Escola Municipal Júlio Pinheiro, uma palestra com todos os educadores e colaboradores da Escola e do Centro Educacional Pequeno Príncipe. O seminário abordou os temas de Inclusão Social e o Compromisso com a Educação Municipal, além de trazer um foco motivacional para os educadores.

Os temas apresentados e tratados dentro do contexto escolar trouxe mais inspiração e aprendizado para todos os contribuintes da educação. “Descobrimos valores sobre a educação de grande importância para o nosso aprendizado, desde a merendeira ao guarda, a nós da administração e aos professores”, falou Laudelina Pires, secretária da Escola.

O palestrante, Emilson Silva, destacou a importância do comprometimento do professor para com o aluno dentro e fora da sala de aula. Defendeu que as características da sociedade é de responsabilidade também do professor, já que qualquer profissional é formado através do professor. “É contribuindo com o município que a gente pode ajudar o Estado e consequentemente a nossa nação nesse quesito educação. Nós professores vivemos com certa dificuldade, nossa profissão não é a mais remunerada, mas é a profissão que ajuda nas transformações sociais”, comentou Emilson, que além de psicopedagogo é formado em direito.

O objetivo principal do evento foi motivar os educadores a transformar vidas para a sociedade. “Se a educação do município não é o que gostaríamos que fosse, mas já não é o que era antes. A nossa profissão é desgastante mas é fundamental, e de vez em quando essa motivação precisa estar inflada. Por isso é necessário ter essa conversa, dialogar para que ganhemos uma nova motivação”, completou Emilson.

Além do comprometimento, a palestra também destacou sobre a importância do trabalho de equipe em favor do aluno. “E podemos levar conosco, desde o recebimento das crianças ao portão até o relacionamento com eles”, confirmou Laudelina, secretária da Escola.

Dentro disso, foi destacado a importância da inclusão social no ambiente escolar. Não podemos discriminar a criança pela cor, o cabelo ou até mesmo a roupa. Muitas das crianças já sofrem dentro do ambiente familiar, as vezes chegam com fome e ao chegarem na escola, muitas das vezes, buscam amenizar isso. “Vamos levar conosco, os professores vão repassar para os alunos como conviver na sala de aula”, completou a secretária.

Os educadores ficaram gratos e satisfeitos com a iniciativa da Secretaria em promover esse tipo de conferência aos contribuintes da educação. “Foi muito gratificante, nós só temos a agradecer”, concluiu. Além disso, o palestrante destacou as mudanças tecnológicas dentro da educação e a importância de dos municípios estarem antenados a essas mudanças. “Elas precisam vir para dentro da Educação para que as transformações sociais possam acontecer”, finalizou Emilson.

Para ilustrar os temas e a importância de cada um, o palestrante usou algumas, brincadeiras, dinâmicas e até música. O evento também teve a participação da pedagoga e prefeita de Colmeia – Tocantins.