Mobilização/Coronavírus

Atualizado em: 25/03/2020 14:32:55

Secretaria de Saúde de Abreulândia mobiliza população a ficar em casa

Dinamara Montelo

Agentes da Saúde em mobilização para as pessoas ficarem em casa na tentativa de disseminação do coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira, 25, uma mobilização nas ruas para conscientizar as pessoas quanto ao COVID-19. Na manifestação foram utilizados os carros da Secretaria acompanhados da Polícia Militar e carro de som. O pedido era que as pessoas a ficassem em casa e assim evitar a disseminação do vírus.

Segunda a secretária de Saúde, Zulmirane Soares, a medida foi tomada como meio de conscientizar a população a ficarem em casa. “Resolvemos colocar o carro de som juntamente com apoio da Polícia Militar para que os cidadãos abreulandenses levem mais a sério. O risco ainda é muito grande e essa semana é crucial evitar saídas para que em abril não tenhamos aumento de pessoas infectadas pelo COVID-19”, disse a secretária.

De acordo com o Ministério da saúde, a contaminação do COVID-19 costuma ocorrer pelo ar como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro; contato pessoal próximo, como toque, aperto de mão, beijo; contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz ou olhos e ainda pelo consumo de carne de animais silvestres.

A advertência veio também a pedido do prefeito da cidade como meio de sanar o problema o mais rápido possível. “Nosso objetivo maior é que evite aglomeração de pessoas e que fique em casa e não recebam visitas até que volta ao normal sem risco de contaminação. Quanto mais ficarmos distante agora mais rápido poderemos nos abraçar” concluiu Zulmirane.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o número de casos confirmados no Tocantins são 7, todos em Palmas. Não ficou confirmado se eles estão internados em unidades hospitalares e também não foi registrado nenhuma morte pelo coronavírus no Estado.

No Brasil já são 2.281 casos confirmados e 47 mortes pelo vírus até o atual momento.