Prefeitura Municipal de Abreulândia - Prefeitura de Abreulândia assina Termo de Cooperação entre unidade penal de Paraíso do Tocantins Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura de Abreulândia assina Termo de Cooperação entre unidade penal de Paraíso do Tocantins
Início do conteúdo da página
GABINETE DO PREFEITO

Prefeitura de Abreulândia assina Termo de Cooperação entre unidade penal de Paraíso do Tocantins

O objetivo do termo é unir a mão de obra dos encarcerados nas demandas do município.

  • Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 22h04
  • Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 22h09
imagem sem descrição.

"Forneceremos o insumo para a produção de artefatos de concreto e por meio da mão de obra dos custodiados na Unidade Penal de Paraíso, teremos material para serem utilizados na melhoria da estrutura física da nossa cidade”, comentou Prefeito Manoel Moura

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), assinou nesta quinta-feira, 11, um Termo de Cooperação entre a Unidade Penal de Paraíso do Tocantins e a Prefeitura Municipal de Abreulândia. O objetivo do termo é executar ações mútuas em prol da fabricação de artefatos de concreto produzidos na Unidade para serem utilizados em obras públicas da cidade e tem a finalidade de ampliar os projetos de trabalho e renda para as pessoas privadas de liberdade do Sistema Penal do Tocantins.

De acordo com o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes Alves, a ação é a materialização das vontades do Governo do Estado e da Secretaria da Cidadania e Justiça.  “O governador Mauro Carlesse e o secretário da Seciju, Heber Fidelis, acreditam na capacitação e profissionalização como uma via de desenvolvimento para o Sistema Penal, ressocializando de forma efetiva a pessoa privada de liberdade e contribuindo com os municípios tocantinenses”, disse.

A parceria entre Prefeitura e o Sistema Prisional foi intermediado pelo vice-prefeito de Abreulândia, Eldison Cunha, que também é Policial Penal em Paraíso. Eldison também falou da importância da assinatura do Termo de Cooperação. “Esse é um momento histórico para o município de Abreulândia, pois o Programa Novo Tempo tem sido um grande propulsor para o progresso nas unidades penais, refletindo melhorias nos municípios na qual está sendo executado e consequentemente beneficiando toda a sociedade" disse.

A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Abreulândia, Ednaura Alves, comentou também sobre a importância da parceria e que tiveram engajados junta ao Poder Público para que isso fosse concretizado.

Para o prefeito Manoel Moura, a parceria será muito benéfica para ambas as partes. “Estamos satisfeitos com essa parceria. Forneceremos o insumo para a produção de artefatos de concreto e por meio da mão de obra dos custodiados na Unidade Penal de Paraíso, teremos material para serem utilizados na melhoria da estrutura física da nossa cidade”, comentou.

03

Programa Novo Tempo

 

A iniciativa faz parte do Programa Novo Tempo, que desenvolve projetos nas Unidades Penais de todo o Estado. O objetivo é oferecer educação profissional, trabalho e renda para os custodiados com a finalidade de reinserção social.

A agente analista em execução penal, Renata Keli Marinho, é a coordenadora do Programa. Ela conta que a Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado tem sido diligente para que sejam instaladas oficinas de trabalho permanentes em todas as unidades penais do Tocantins, a fim de proporcionar condições de integração da pessoa privada de liberdade à sociedade. “Nesse sentido, a Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, tem trabalhado em parceria com o Departamento Penitenciário e Prisional, Sistema de Justiça, Empresários e Executivos municipais, para que as 33 Unidades Penais do Tocantins efetivem as oficinas de trabalho permanente, conforme a Lei”, explicou.

O diretor interino da Unidade Penal de Paraíso do Tocantins, Luann Milhomem, esclareceu que a fábrica de artefatos de concreto já funciona na Unidade e que irá ampliar a produção. “Já estamos organizados para aumentar as atividades em prol deste Termo de Cooperação”, afirmou.

Estiveram presentes também na assinatura do Termo a representante dos Plantonistas da Unidade Penal de Paraíso, Cristiane de Morais, representantes da Polícia Militar (PM/TO), gestores do município e representantes da comunidade.

02

registrado em:
Fim do conteúdo da página