Prefeitura Municipal de Abreulândia - A Prefeitura Municipal de Abreulândia comemora o Dia do Solo e do Pau-Brasil Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A Prefeitura Municipal de Abreulândia comemora o Dia do Solo e do Pau-Brasil
DIA DO SOLO E PAU-BRASIL

A Prefeitura Municipal de Abreulândia comemora o Dia do Solo e do Pau-Brasil

• Publicado: Segunda, 03 de Maio de 2021, 16h19
  • Última atualização em Segunda, 03 de Maio de 2021, 16h20

A Prefeitura Municipal de Abreulândia - TO, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comemoram no dia 03 de maio, o Dia Nacional do Solo. Esta data tem por objetivo conscientizar toda a população sobre como esse recurso natural deve ser respeitado, visto que os ecossistemas existentes no planeta dependem dele para a sua sobrevivência.

O solo é uma mistura de vários minerais, matéria orgânica e água capaz de manter a vida das plantas na superfície terrestre. É o produto final das ações dos processos físicos, químicos e biológicos que degradam as rochas e em grande parte produzem minerais. É essencial para todas as espécies da Terra, desde os animais até as árvores. Para o bom desenvolvimento do ser humano é usado como sustentação para construir casas, plantações, construir ferrovias, rodovias e outros.

Dia do Pau-Brasil

O Pau-Brasil, é uma espécie nativa das florestas tropicais brasileiras que representa desde a época da colonização um símbolo para o país, o qual depende também dos nutrientes fornecidos pelo solo. É conhecido também por outros nomes populares como, por exemplo: ibirapitanga, paubrasilia, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, pau-rosado, pau-de-pernambuco.

A espécie foi a primeira madeira a ser considerada de lei no Brasil, como uma tentativa de impedir que ela fosse contrabandeada por navios espanhóis, franceses e ingleses que aportavam na costa do país durante o período de colonização.

Essa e outras espécies necessitam deste recurso natural para o seu pleno funcionamento, pois ele serve de alicerce, o qual as plantas retiram todos os nutrientes necessários para crescerem. Nesse sentido, o tipo de solo é muito importante para as plantações, pois não são todos os solos que auxiliam na reprodução de plantas. Alguns são pobres de nutrientes, os quais impedem o desenvolvimento da flora.

Portanto, é necessário que os municípios realizem a preservação dos solos e conservação do Pau-Brasil, pois eles são fundamentais para o bom funcionamento do planeta.