Prefeitura Municipal de Abreulândia - Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação promovem palestra motivacional com educadores da Rede Municipal Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação promovem palestra motivacional com educadores da Rede Municipal
EDUCAÇÃO

O intuito da palestra foi motivar os profissionais da Educação para o retorno das aulas no formato híbrido.

• Publicado: Quinta, 20 de Maio de 2021, 18h28
  • Última atualização em Quinta, 20 de Maio de 2021, 18h29

A Prefeitura Municipal de Abreulândia juntamente com a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, promoveram nesta quinta-feira, 20 de maio, uma palestra com a psicóloga da Saúde, Raianne Jardim. O encontro aconteceu no pátio da Escola Municipal Júlio Pinheiro e contou com a participação de todos os educadores da rede municipal. O objetivo do encontro foi motivar e preparar os educadores para o retorno das aulas no formato híbrido.

O grande questionamento feito aos profissionais da educação foi em relação ao preparo psicológico para o retorno neste formato, tendo em conta o tempo que estão adaptados ao formado remoto. Muitos das respostas foram que estão preocupados e inseguros para iniciarem as aulas. Além disso, acreditam que deveriam ser priorizados para tomar a vacina já que há uma grande necessidade de voltar às aulas presenciais.

Segundo a secretária de Educação, Elenita Moura, a ideia de fazer a palestra foi para prepara-los emocionalmente para esse retorno às aulas. “Foi um momento para ouvir os professores, como eles estão preparados para as aulas nesse novo cenário, como eles estão se sentindo em relação a isso, expor suas ideias e opiniões diante dessa situação”, afirmou Elenita.

Segundo a psicóloga Rainne, a ideia do retorno presencial ou semipresencial ainda é assustador para muitos professores, tendo em vista que a pandemia ainda permanece. “A pandemia não deixou de ser algo assustador para todas as pessoas, e retornar ao ensino presencial pode causar a ideia de pânico e muitos podem se sentir apavorados e com medo”, comentou Raianne.

Além disso, a psicóloga destacou ainda a importância desse momento de pré-preparo para essa nova fase.  “É interessante ter um momento como esse para dar uma relaxada e esclarecer um pouco como vai funcionar, para passar uma ideia de calma e para entenderem que, mesmo sendo difícil, é interessante traçar estratégias para seguir, porque o fato das crianças estarem em casa, sem aula e o próprio ensino remoto para os professores também é ‘adoecedor’, além do atraso no processo de ensino aprendizagem”, completou a psicóloga.

Em contrapartida, os pais cobram o retorno das aulas presenciais por não terem muitas vezes condições nem tempo de ensinarem os filhos em casa.

Retorno das aulas presenciais

O retorno das aulas está previsto para iniciar no dia 1 de junho de 2021, segundo o Decreto nº 031/2021. No entanto, o assunto ainda é discutido entre os gestores e representantes públicos, portanto, é flexível e pode haver mudanças.

Em reunião da ATM (Associação Tocantinense de Municípios) com cerca de 30 prefeitos do Tocantins na última terça-feira, 18 de maio, sobre o retorno das aulas presenciais foi decidido unanimemente pela continuação das aulas remotas. Segundo o presidente da ATM, Diogo Borges, foi chegado a um entendimento de que não há segurança para o retorno das aulas presenciais neste momento, e decidiram pela continuidade das aulas remotas, até uma próxima avaliação, que deve ocorrer ao término do ano letivo.

Os prefeitos também cobram e esperam que os profissionais da Educação estejam no grupo prioritário para receberem a vacina e, desta forma, retornarem o quanto antes ao ensino presencial mais preparados e imunizados contra a COVID-19.