Prefeitura Municipal de Abreulândia - DIA NACIONAL DO CERRADO Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > DIA NACIONAL DO CERRADO

DIA NACIONAL DO CERRADO

• Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 18h18
  • Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 18h18

A Prefeitura Municipal de Abreulândia, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comemoram neste dia 11 de setembro o Dia Nacional do Cerrado. Data que tem como objetivo mostrar a relevância do Cerrado para o país e para a população.

O bioma Cerrado é uma formação vegetal que conta com uma grande biodiversidade. Conhecido como a savana brasileira, é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul. Muitas pessoas o consideram um bioma de menor importância quando pensam na exuberância da Amazônia da Mata Atlântica. No entanto, o Cerrado também é rico em biodiversidade.

O Cerrado possui ainda grandes reservas subterrâneas de água doce, que abastecem as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazonas, São Francisco e Prata, além da Tocantins/Araguaia. Essa riqueza hídrica tem um papel fundamental no abastecimento humano, na geração de energia e na produção agrícola.

No entanto, nas últimas décadas, houve redução de 48,4% do Cerrado, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A taxa de desmatamento anual é maior até do que na Amazônia e nos demais biomas brasileiros. Se o ritmo continuar acelerado, estima-se um prazo de 40 a 50 anos para o completo desaparecimento de seus recursos florestais.

Cerca de 200 espécies nativas do Cerrado apresentam não só potencial econômico, mas também medicinal. Segundo pesquisadores da Universidade de Brasília, espécies como alfavaca, assa-peixe, mangaba, erva-cidreira, poejo possuem fins terapêuticos. Algumas dessas espécies, inclusive, já foram patenteadas por indústrias farmacêuticas.

Em virtude dessa grande biodiversidade, por estar localizado em uma região de extremo potencial aquífero, abastecendo diversas bacias hidrográficas, e por abrigar diversas populações, é de extrema importância a conservação desse bioma.

Diante disso, é de suma importância o papel da população na preservação deste grande bioma, evitando as queimadas e o desmatamento, um dos grandes problemas do Cerrado. Lembrando que mais do que evitar as queimadas e o desmatamento, é ajudar a identificar esses problemas. Notifique os focos de queimadas, denuncie os desmatamentos sem autorizações.

Fica como papel da população também cobrar dos órgãos a ampliação das Unidades de Conservação, aumentando assim a sua preservação, pois antes mesmo de ter um símbolo econômico para o país, é fonte de vida para as populações locais e principalmente para o meio ambiente.