Prefeitura Municipal de Abreulândia - Campanha em Educação Sanitária: uso e reuso da água Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Campanha em Educação Sanitária: uso e reuso da água
Educação Sanitária

Campanha em Educação Sanitária: uso e reuso da água

• Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 16h44
  • Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 16h44
imagem sem descrição.

Em todo o planeta é grande a preocupação com a disponibilidade de água potável para a população. O uso inadequado desse recurso e a constante contaminação e poluição dos rios e lagos favorecem a crise hídrica ao redor do mundo.

Diante da escassez de água, alternativas devem ser criadas para um melhor aproveitamento desse valioso bem. A água de reuso é um bom exemplo de como podemos evitar o desperdício e reaproveitar.

O reuso da água possui uma qualidade inferior quando comparada à água potável e não é usada diretamente para o consumo. Em grande parte dos casos, sua utilização engloba geração de energia, refrigeração de equipamentos, lavagem de carros, irrigação de campos para cultivo, combate a incêndios, limpeza de ruas e irrigações de jardins. Todas essas atividades não necessitam da utilização de água potável, sendo assim, a água de reuso faz com que maior quantidade de água potável seja disponibilizada, ajudando, portanto, no problema de abastecimento.

A água de reuso é, sem dúvidas, uma ótima alternativa para a atual crise hídrica na qual o Brasil se encontra. A reutilização da água promove o uso sustentável de recursos hídricos, diminui a quantidade de esgoto lançado nos rios e lagos, além, é claro, de aumentar a disponibilidade para fins em que há necessidade de potabilidade.

Para evitar o desperdício e promover o uso consciente de água é muito importante que se tenha uma consciência ambiental. Desse modo, ações educativas dentro das escolas e trabalhos junto à comunidade tem sido cada vez mais importantes. No entanto, pequenas ações cotidianas podem evitar o desperdício desse bem tão precioso.

• Não lave calçadas com mangueiras;
  • Reaproveite a água da máquina de lavar;
  • Feche bem as torneiras;
  • Cronometre o banho.