Prefeitura Municipal de Abreulândia - Dia Nacional da Conservação do Solo Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Nacional da Conservação do Solo

Dia Nacional da Conservação do Solo

O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril

• Publicado: Quinta, 15 de Abril de 2021, 07h00
  • Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 13h50

Folder Dia da Conservação do Solo

O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril, e tem como objetivo alertar a população quanto a importância desse recurso e incentivá-la a adotar práticas de conservação do mesmo.

O mau uso dos solos pode ocasionar sérios danos ambientais e econômicos, transformando terras férteis em áreas improdutivas e agredindo seriamente o meio natural. Por esse motivo, existem diversas técnicas de cultivo e conservação dos solos, visando ao seu melhor aproveitando e à sua máxima preservação. Para a conservação do solo, algumas medidas podem ser adotadas:

• Conservação da vegetação nativa: uma das mais importantes medidas para conservar o solo é não praticar o desmatamento. A vegetação natural possui características que conservam o solo.
  • Reflorestamento: a falta de vegetação pode provocar a ocorrência da erosão. Com a plantação de árvores em regiões que passaram por desmatamentos, evita-se a erosão. O eucalipto e o pinheiro são as árvores mais utilizadas neste processo, pois suas raízes "seguram" a terra e absorvem parte da água.
  • Rotação de cultura: a área de plantações pode ser dividida em partes, de forma que uma delas ficará sempre em repouso. As outras partes recebem o plantio de culturas diversas. Após a colheita, ocorre uma rotação, sendo que a parte que havia ficado em repouso recebe o plantio, e uma que foi usada vai para o descanso.
  • Integração lavoura-pecuária (ILP) – A ILP é um sistema onde áreas de pastagem de baixa produtividade são utilizadas no cultivo de grãos melhorando toda a parte química, física e biológica do solo. O cultivo de braquiária de maneira alternada, por exemplo, melhora o solo, tornando-o mais produtivo.
  • A adubação verde: A adubação verde melhora a fertilidade do solo, porque mobiliza os nutrientes das camadas mais profundas, os deixando disponíveis para o próximo cultivo da cultura de interesse econômico. Desse modo, os adubos verdes, ao absorverem os nutrientes do solo, contribuem para a redução das perdas por lixiviação.

Adote uma prática e faça sua parte na campanha de conservação do solo, assim você estará conservando o meio ambiente e a vida.