Prefeitura Municipal de Abreulândia - Julho Amarelo, Coral e Verde: Campanhas de conscientização e prevenção marcam o mês da saúde Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Julho Amarelo, Coral e Verde: Campanhas de conscientização e prevenção marcam o mês da saúde
saúde

: Iniciativas abordam as hepatites virais, a participação da família na garantia dos direitos da criança e do adolescente, e a prevenção do câncer de cabeça e pescoço

• Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2023, 16h45
  • Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2023, 16h45

No mês de julho, importantes campanhas de conscientização e prevenção são promovidas no campo da saúde. O "Julho Amarelo" é uma dessas iniciativas, estabelecida no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, com o objetivo de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite, uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, é o foco dessa campanha, destacando os diferentes tipos de hepatites classificados pelas letras do alfabeto, como A, B, C, D e E. A conscientização sobre os sintomas, formas de transmissão e a importância da vacinação são os pontos centrais da campanha.

WhatsApp Image 2023 07 12 at 14.47.56

Outra campanha relevante é o "Julho Coral", que aborda a participação da família na garantia dos direitos e deveres do Estatuto da Criança e do Adolescente no ambiente escolar. A iniciativa destaca a importância do envolvimento dos pais e responsáveis no acompanhamento e apoio às crianças e adolescentes, buscando promover a educação, proteção e inclusão social. A conscientização sobre os direitos das crianças e dos adolescentes é fundamental para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Além disso, o "Julho Verde" é uma campanha nacional de conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Promovida pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil), essa iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os riscos desse tipo de câncer e a importância do diagnóstico precoce. Os tumores que afetam a região da cavidade oral, garganta, faringe, laringe, glândulas salivares, pele e tireoide são abordados nessa campanha, ressaltando os principais sinais e sintomas que podem indicar a presença da doença. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Em todas essas campanhas, a conscientização, a prevenção e a disseminação de informações são essenciais para combater essas doenças e promover uma melhor qualidade de vida para a população. A participação ativa da sociedade, profissionais de saúde e autoridades é fundamental para disseminar os conhecimentos necessários e incentivar a adoção de hábitos saudáveis, visando a prevenção e o cuidado com a saúde.

Durante todo o mês de julho, serão realizadas ações, eventos e disponibilizados materiais educativos para conscientizar e engajar a população nessas importantes causas. Fique atento aos sinais, informe-se e participe dessas campanhas, contribuindo para a promoção da saúde e o bem-estar de todos.