Prefeitura Municipal de Abreulândia - Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação para ACS e ACE Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação para ACS e ACE

Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação para ACS e ACE

O tema principal abordado foi sobre medidas de prevenção e combate a Leishmaniose Visceral.

• Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 15h50
  • Última atualização em Sexta, 12 de Março de 2021, 15h53

DSC 5622

A Secretaria Municipal de Saúde de Abreulândia promoveu nesta quinta-feira, 11, uma capacitação com os Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE). O evento aconteceu na Academia da Saúde, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). A ministrante da capacitação foi a médica veterinária de Abreulândia, Ana Kacia.

O tema abordado foi a prevenção e combate a Leishmaniose Visceral canina (Calazar). “A leishmaniose visceral ou calazar é considerada uma zoonose, já que ocorre tanto em animais domésticos, selvagens e também em seres humanos. E trata-se de uma doença grave em cães e letal em humanos se não tratada. Por isso a importância do combate e da prevenção”, comentou a veterinária.

Os agentes foram orientados sobre as medidas de prevenção e combate à doença nos cães. Foi também frisado que o acesso de informação na zona rural é mais difícil e que, assim, esses profissionais capacitados poderão repassar informações sobre animais suspeitos durante as visitas de rotina. “Desta forma poderemos atuar e tomar as providências necessárias, através de visitas e realização de exames nesses animais considerados suspeitos”, conclui a veterinária Ana Kacia.

DSC 5619