Prefeitura Municipal de Abreulândia - Prefeitura Municipal de Abreulândia assina Termo de Cooperação - CEPTEC Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura Municipal de Abreulândia assina Termo de Cooperação - CEPTEC

Prefeitura Municipal de Abreulândia assina Termo de Cooperação - CEPTEC

Assinatura do Termo de Cooperação - CEPTEC

• Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 15h35
  • Última atualização em Quinta, 29 de Abril de 2021, 15h35

O Prefeito Municipal de Abreulândia – TO, Manoel Moura, assinou nesta quarta-feira, 28 de abril, o Termo de Cooperação a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – CEPDEC. O documento foi assinado durante uma reunião de planejamento, e contou com a participação da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Suelma Cistina Neves, e a Coordenadora Municipal de Defesa Civil de Abreulândia – TO, Luana Bezera Montelo, que junto a Assessoria Ambiental VRP articularam para formalização do presente Termo de Cooperação.

O termo assinado, terá vigência até 31 de dezembro de 2021, e tem como objetivo a integração de esforços e cooperação mútua entre as partes, para a realização da Capacitação, Treinamento, Formação e Certificação de Brigadas Florestais, para atuar na prevenção e no combate às queimadas no ano de 2021.

Termo Assinado

O uso do fogo é um dos maiores desafios de gestão ambiental em várias partes do mundo. Devido à complexidade das causas, da multiplicidade de consequências e diversidade das soluções, requer sinergias entre vários setores da sociedade para o seu enfrentamento.

Quanto a Prevenção e Combate as Queimadas, o município de Abreulândia é destaque. Entre os anos de 2019 a 2020 o município de Abreulândia – TO teve uma redução de 49,44% dos focos de calor, de acordo com os dados do CBMTO e CEPDEC, o que demonstra a importância da manutenção da Brigada Municipal, assim como das ações de conscientização junto a população local.

Atualmente, o município de Abreulândia – TO possui o Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo que tem por finalidade firmar acordos com órgãos governamentais e não governamentais, instituições locais e instituições civis, que se comprometem voluntariamente a contribuir com a redução de queimadas no município, neste contexto o Termo de Cooperação faz parte da Execução do Protocolo do Fogo e das medidas proteção do Meio Ambiente.

Desta maneira, a participação da prefeitura em momentos como este é de mera importância para a redução de focos de incêndio e preservação ambiental do Município de Miranorte, sendo refletida de maneira positiva para o desenvolvimento.

Por VRP Ambiental