Prefeitura Municipal de Abreulândia - Prefeitura Municipal de Abreulândia - TO faz o lançamento do “PROJETO SOLO VIVO” Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura Municipal de Abreulândia - TO faz o lançamento do “PROJETO SOLO VIVO”
MEIO AMBIENTE

• Publicado: Sexta, 14 de Maio de 2021, 23h14
  • Última atualização em Sexta, 14 de Maio de 2021, 23h14
imagem sem descrição.

A Prefeitura Municipal de Abreulândia, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta terça-feira 11 de maio, o lançamento do “Projeto Solo Vivo” em Propriedades Rurais no município. A ação aconteceu em comemoração ao Dia do Campo. O objetivo da ação foi conversar com os produtores rurais sobre como deve ser feito o uso de forma correta para que se possa fazer a conservação deste recurso natural de acordo com suas características.

O projeto consistiu nas amostragens de solos, os quais serão posteriormente encaminhadas ao laboratório responsável pela análise das mesmas. As visitas foram realizadas em conjunto com o corpo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A Análise de Solo é o diagnóstico realizado a partir da amostragem, sendo a forma mais prática, econômica e eficaz de diagnosticar o nível de fertilidade do solo, possibilitando fazer a recomendação adequada de fertilizantes e corretivos para aumentar a produtividade das culturas, e consequentemente, a lucratividade do produtor.

Depois de analisado as amostras são emitidos os resultados, sendo através do mesmo que se faz a recomendação de adubação e calagem. Portanto, o processo de amostragem de solo é muito importante para se obter uma análise de confiança e determinar a necessidade de adubação de cada nutriente que a planta necessita, além de manejar corretamente a química do solo e estabelecer um programa racional de exploração do mesmo.

A coleta pode ser feita em qualquer época do ano, mas o ideal é que as amostras sejam retiradas no mínimo 60 dias antes da adubação. No caso de culturas anuais, a ação também pode ser realizada no início da estação seca, e logo após a colheita, para culturas perenes.

Assim, atividades como essas trazem sempre benefícios para os produtores proporcionando o crescimento da agricultura local e disseminando a conscientização ambiental em prol da preservação do meio ambiente.