Prefeitura Municipal de Abreulândia - Semana Municipal do Meio Ambiente: campanha queimada urbana e rural é crime Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Semana Municipal do Meio Ambiente: campanha queimada urbana e rural é crime
SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Semana Municipal do Meio Ambiente: campanha queimada urbana e rural é crime

• Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 20h30
  • Última atualização em Quarta, 02 de Junho de 2021, 20h31

Seja consciente! Proteja a vida das pessoas e preserve o meio ambiente.

A Prefeitura Municipal de Abreulândia – TO, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil Municipal está celebrando a SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE de Abreulândia – TO entre os dias 31/05 e 05/06/2021.

Para promover a Semana Municipal do Meio Ambiente, foi programada a realização de diversas ações com temas voltados para Educação Ambiental, com objetivo de preservar e conservar o meio ambiente como um todo, assim como da cidade. Dentro disso, está sendo lançada a Campanha Queimada Urbana e Rural é Crime!

A Campanha tem como intuito conscientizar a população local sobre os malefícios que as queimadas podem causar, tanto ao meio ambiente como para a saúde das pessoas. Também como incentivo para que seja evitado atear fogo mesmo em propriedade particular.

“As queimadas provocam alteração no equilíbrio dos ecossistemas e impactam diretamente na manutenção da fauna, na circulação de águas superficiais e subterrâneas, nas condições de temperatura e umidade e na liberação de vapor de água na atmosfera”, afirmou a engenheira ambiental, Marina Carvalho.

Outras consequências preocupantes decorrentes das queimadas são:

• Diminuição da biodiversidade;
  • Emissão de gases poluentes na atmosfera, piorando a qualidade do ar;
  • Aumento das doenças respiratórias – em razão dos gases e partículas nocivas;
  • Danos ao patrimônio público e privado - cercas, casas, rede de energia elétrica;
  • Agravamento do aquecimento global contribuindo para elevação da temperatura;
  • Diminuição da fertilidade do solo que perde matéria orgânica e umidade;
  • Intensificação da erosão nas áreas atingidas pelo fogo.

Além disso, queimada é considerada crime ambiental. A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, descreve no artigo 54 o crime de poluição, que configura o ato de causar poluição, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais, ou destrua a flora. Provocar incêndio em mata ou floresta pode gerar prisão em flagrante.