Secretaria de Agricultura promove curso de inseminação artificial em parceria com Sindicato Rural de Abreulândia e SENAR
O curso tem parceria com a fazenda Nelore Novo e já o segundo realizado no município.
A Secretaria Municipal de Agricultura, através de parceria com o Senar e Sindicato Rural de Abreulândia, promoveu novamente um curso de Inseminação Artificial para Bovinos na zona rural do município. A abertura do curso aconteceu na segunda-feira, 07 de junho, e terá duração até sexta-feira. A realização também tem parceria com a fazenda Nelore Novo, onde está sendo realizado o evento.
Esse já é a segunda vez nessa gestão a ser realizado este mesmo curso em Abreulândia. O primeiro aconteceu em fevereiro deste ano, com a participação de 10 alunos e teve parceria com a Fazenda São Francisco e Fazenda JR.
No treinamento, os alunos estudaram o histórico da inseminação no mundo e no Brasil, tiveram noções do aparelho reprodutivo dos bovinos e aprenderam técnicas que ajudam na identificação das vacas que estão no cio. Os participantes também tiveram aulas sobre a sanidade e a genética animal. (FONTE: https://www.senar-to.com.br)
O prefeito Manoel Moura esteve presente no primeiro dia de atividades do curso dando apoio e contribuindo, através da Prefeitura, com a alimentação dos alunos e dos tutores. O treinamento terá carga horária total de 40 horas.
Destaque feminino
O destaque dessa vez foi a participação das mulheres no curso. De 10 alunos, 5 são do sexo feminino, sendo que na primeira vez teve a participação de 2 mulheres. O site do Senar noticiou o destaque desse público no meio dos homens e apontou ainda que no Tocantins o número de mulheres vem crescendo e conquistando espaço no mundo do agronegócio.
“Nos cursos promovidos pela entidade, a presença de mulheres era bastante reduzida e só crescia numericamente quando eram atividades ligadas ao cultivo de hortaliças, produção de doces e compotas e outras atividades do ramo alimentar. Já nos últimos anos, a situação mudou completamente. Em muitos cursos do Senar, as mulheres são maioria e mesmo em capacitações ligadas a máquinas agrícolas, manejo de animais e outros campos onde predominava a presença masculina, o público feminino não fica atrás”, destacou o Senar.
Por Dinamara Montelo/Prefeitura Municipal
Redes Sociais