Prefeitura Municipal de Abreulândia - Prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente entregam EPI’S para brigadistas do município e realizam primeira ação de prevenção e combate ao fogo Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente entregam EPI’S para brigadistas do município e realizam primeira ação de prevenção e combate ao fogo
ENTREGA DE EPIS

A ação foi a construção de um aceiro no Lixão Municipal a pedido da Defesa Civil.

• Publicado: Quinta, 05 de Agosto de 2021, 16h50
  • Última atualização em Quinta, 05 de Agosto de 2021, 16h50

A Prefeitura, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil Municipal, realizaram nesta terça-feira, 03 de agosto, a entrega dos EPI’s e uniformes para os brigadistas do município. No mesmo dia, foi realizado também a primeira ação da Brigada na prevenção e no combate às queimadas.

O prefeito Manoel Moura esteve presente e acompanhou a entrega dos uniformas e a ação dos brigadistas. O mesmo apoiou e incentivou a efetivação da Brigada no município e a importância dos mesmos. “Para mim é uma grande satisfação concretizar em minha gestão essa Brigada a pedido da secretaria, através da secretária Suelma, e dizer que é de suma importância a ação dos brigadistas no nosso município”, destacou o prefeito.

A secretária Suelma Cristina também comentou sobre a satisfação dessa concretização. “Estamos muito felizes e agradecemos ao prefeito Manoel que nos apoiou e comprou a nossa causa. Abreulândia precisava muito de uma Brigada, o ano passado todos sofremos demais com as intensas queimadas, eu particularmente senti o peso disso, e agora é uma satisfação muito grande poder compartilhar dessa conquista”, disse Suelma.

A ação da Brigada Municipal foi a realização de um aceiro em área de disposição final dos resíduos sólidos do município, o Lixão. A ação foi feita de modo preventivo e contou com o auxílio de trator de esteira seguindo as orientações dos brigadistas.

A Brigada Municipal alerta a importância de realizar ações efetivas para prevenir queimadas, principalmente em época de estiagem e de ventos fortes, vegetação seca, e altas temperatura.  Dessa forma, faz se necessário realizar aceiro mecânico, que não necessita de queima e pode utilizar máquinas em sua construção, como trator de esteira.

epis 01

Além disso, a Brigada Municipal também reforça que as queimadas urbanas e rurais são proibidas. O NATURATINS lançou a Portaria n° 118/2021, em que suspende a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada no período de julho a novembro deste ano.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil contam com o apoio da comunidade para diminuir os focos de calor do município, e asseguram que continuaram trabalhando para o progresso do município, garantindo a saúde da população e do meio ambiente.

Além dos gestores, esteve presente também a diretora de Meio Ambiente e coordenadora da Defesa Civil, Luana Montelo, a engenheira ambiental Marina Carvalho, e o diretor de Limpezas Públicas, Carlinhos Dias. Os mesmos ressaltaram a importância e o papel da Brigada e também do uso do uniforme em campo de trabalho.