Prefeitura Municipal de Abreulândia - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Abreulândia comemora o Dia do Controle da Poluição Industrial Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Abreulândia comemora o Dia do Controle da Poluição Industrial
MEIO AMBIENTE

• Publicado: Sábado, 14 de Agosto de 2021, 10h00
  • Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 13h01

Dia de Controle a Poluição IndustrialAs emissões ambientais são consequência da Poluição Industrial, por isso se faz necessário haver o controle das indústrias em relação a esses poluentes que elas lançam. Sabendo disso, a Prefeitura Municipal de Abreulândia juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente celebram o Dia do Controle da Poluição Industrial que é comemorado anualmente no dia 14 de agosto.

Essa data foi comemorada pela primeira vez no ano de 1975, motivada pela assinatura do decreto que tratava do controle da poluição do meio ambiente provocada por atividades industriais e tem como intuito refletir sobre os impactos ambientais causados pelos resíduos poluentes liberados por atividades industriais.

A atividade industrial que movimenta o país e traz excelente ganhos econômicos tem um lado negativo, pois os impactos de suas emissões no meio ambiente e na vida das pessoas geram sérios problemas. Podendo poluir os rios, lagos, córregos e também emitir poluentes gasosos no ar que respiramos.

Os poluentes despejados em rios, podem prejudicar o ecossistema e tornar a água imprópria para o consumo. Como consequência, além do desequilíbrio ambiental, essa prática ainda traz sérios danos à saúde da população que vive próxima aos locais contaminados.

Além disso, as emissões de gases tão frequentes quando não bem controladas trazem sérios problemas respiratórios para a comunidade local. Um poluente, além de prejudicar a qualidade do ar, contribui para o aumento do efeito estufa.

Quando indústria e meio ambiente estão em harmonia, todos são beneficiados: a comunidade ganha qualidade de vida, os recursos naturais são preservados e as organizações, pois as práticas sustentáveis reduzem custos e melhoram a imagem da empresa. Por isso, é importante entender quais são os principais impactos ambientais, a fim de reduzir os possíveis danos causados pelas empresas.

Para ajudar no combate à poluição deve ser cobrado dos órgãos fiscalizadores e do governo ações conjuntas às industrias para diminuir e controlar as emissões dos poluentes, e assim, garantir o bem-estar da comunidade e a preservação do meio ambiente.