Prefeitura Municipal de Abreulândia - PREFEITO MANOEL MOURA E CÂMARA DE VEREADORES SE REÚNEM COM DEPUTADO ZÉ ROBERTO PARA TRATAR DO PROJETO MCTTL Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PREFEITO MANOEL MOURA E CÂMARA DE VEREADORES SE REÚNEM COM DEPUTADO ZÉ ROBERTO PARA TRATAR DO PROJETO MCTTL
GABINETE DO PREFEITO

O projeto prevê a construção de 30 casas na primeira etapa através de parceria junto ao Banco e o município.

• Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 20h04
  • Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 20h09

Projeto Movimento Casa, Terra, Trabalho e Liberdade (MCTTL)

O prefeito Manoel Moura, juntamente com a Câmara de vereadores e a equipe representante do projeto no município, se reuniram na última segunda-feira, 13 de setembro, para tratar do projeto Movimento Casa, Terra, Trabalho e Liberdade (MCTTL). O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Abreulândia e contou com também do vice-prefeito, Eldison Cunha; chefe de gabinete, Thiago Alves, e da secretária da Fazenda Edna Moura.

reuniao02O projeto MCTTL é um movimento criado pelos trabalhadores do Tocantins e busca unir forças para garantir políticas públicas básica que assegurada pela Constituição Federal. O MCTTL prevê a construção de casas para pessoas que se encontram em vulnerabilidade no município através da parceria entre a prefeitura e o Banco por meio de financiamento. A prefeitura doará os lotes e o Banco fará o financiamento, através de empresas financiadoras, e tem validade de até 2 anos para construir. Caso contrário os lotes voltam para o município.

Na gestão passada já foram doados 50 lotes depois do projeto ter votado e aprovado pela Câmara de vereadores do município. Na atual gestão, o prefeito Manoel Moura apoiou e está dando continuidade ao movimento juntamente com o deputado estadual Zé Roberto, membro apoiador do MCTTL. O assunto da reunião foi apresentar e explicar melhor o projeto para os gestores e membros da equipe representante do projeto no município.

3A equipe representante do município fica responsável por procurar as pessoas dentro do município, que se enquadrem dentro do perfil de vulnerabilidade, para se cadastrarem no projeto. Como critério para aprovação é necessário ser cadastrada no Cadastro Único do Governo Federal, ter nome limpo e não ter nenhum financiamento no nome. “As pessoas com mais enquadramento são aquelas que são mãe ou pai solteiros e não possuem moradias, pessoas com deficiência também, já somam dentro do projeto 4 pontos”, disse Vânia Siqueira, integrantes da equipe do projeto em Abreulândia.

Depois de todo o processo, inclusive de construção, é que sai o resultado do cadastrado, se foi aprovado ou não. Em caso de aprovação, os beneficiários tem o prazo máximo de 22 anos para quitação do financiamento, tempo de duração do mesmo.

A equipe é formada atualmente por cinco representantes e está previsto para entrar mais 5 ainda esse mês. “Primeiro teve uma palestra sobre o projeto e duas pessoas do MCTTL para formar a equipe. Eu fui indicada pelo vereador Diassis e depois fui convidado mais pessoas. E a reunião com o deputado Zé Roberto foi para esclarecer melhor como funciona o projeto, tirar dúvidas, apresentar as financiadoras”, completou.

reuniao05

Por Dinamara Montelo/Ascom