Prefeitura Municipal de Abreulândia - Prefeitura Municipal de Abreulândia promove ação do setembro amarelo em prevenção ao suicídio Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura Municipal de Abreulândia promove ação do setembro amarelo em prevenção ao suicídio
SETEMBRO AMARELO

A ação foi em conjunto com todos os órgãos públicos e escolas.

• Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 17h23
  • Última atualização em Sexta, 17 de Setembro de 2021, 17h25
Ação da campanha do Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio, cuja o tema deste ano é Agir salva Vidas!
imagem sem descrição.

A Prefeitura Municipal de Abreulândia, em parceria com os demais setores públicos, realizaram nesta quinta-feira, 16, a ação da campanha do Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio, cuja o tema deste ano é Agir salva Vidas! O movimento envolveu também as Escolas municipal e estadual do município através da participação do alunos e funcionários dos órgãos. A atividade compreendeu uma caminhada nas principais avenidas da cidade e encerrou em frente ao prédio da prefeitura.

setembro02A psicóloga da Assistência Social, Priscylla Pinheiro, ressaltou sobre a importância da campanha e emitiu um alerta a todos. “Que todos se conscientizem sobre a importância da vida, a importância do falar. Falar é sempre a melhor solução. Em tempos difíceis que estamos vivendo nem todo mundo está bem. Então leve uma palavra de conforto, uma palavra amiga, seja solidário com seu colega do lado. A sua vida importa”, disse Priscylla.

A Secretaria Municipal de Saúde também foi uma das organizadoras do movimento. “Agradecemos a participação de todas as pessoas que participaram de alguma forma dessa ação em favor da vida, e dizer que é muito importante esse dia D, a prevenção contra o suicídio. Que todos prestem atenção e colaborem com quem passa por um momento difícil para que não chegue ao suicídio”, disse o diretor da Saúde, Círio Pires.

A Câmara de Vereadores, que também teve participação na ação, comentou sobre a mobilização realizada pelos gestores. “A iniciativa da gestão preocupada com o grande número de suicídios que vêm acontecendo, principalmente entre os jovens, está de parabéns. Todos órgãos se reuniram para fazer essa mobilização de prevenção contra o suicídio e que isso realmente possa fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, disse a presidente da Câmara, Ednaura Alves.

A primeira dama e secretária de Assistência Social esteve presente no evento e comentou sobre a ação e agradeceu a participação de todos. “Realizamos essa ação juntamente com Secretaria de Saúde e as escolas do município e quero agradecer a participação de todos que tiveram envolvidos, em especial a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal. Que não só esse mês, mas todos os dias possamos dizer sim a vida!”, conclui a primeira dama.

setembro01

A Campanha do Setembro Amarelo foi criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e organiza nacionalmente a Campanha. O dia oficial da campanha é 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Segundo o site oficial da Campanha “são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias”.

Por Dinamara Montelo/Ascom