Prefeitura Municipal de Abreulândia - Campanha em prol do esgoto sanitário: Uma responsabilidade de todos Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Campanha em prol do esgoto sanitário: Uma responsabilidade de todos
Saúde Pública

Campanha em prol do esgoto sanitário: Uma responsabilidade de todos

• Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 17h52
  • Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 17h52
imagem sem descrição.

O saneamento básico está intimamente relacionado às condições de saúde da população e mais do que simplesmente garantir acesso aos serviços, instalações ou estruturas que citam a lei, envolvem, também, medidas de educação da população em geral e conservação ambiental.

A poluição decorrente das condições inadequadas de saneamento ambiental e crescimento urbano desordenado tem comprometido o abastecimento de água potável e o sistema de drenagem, criando condições para o desencadeamento de agravos à saúde, expondo as populações a dengue, febre tifoide, hepatite, diarreias, entre outros.

O sistema de coleta e tratamento do esgoto são importantes para a saúde pública, pois evita contaminação nas pessoas e transmissão de doenças, além de preservar a natureza. O esgoto não tratado contém micro-organismos, resíduos tóxicos, bactérias e fungos.

O despejo do esgoto não tratado, nas águas dos rios, provoca a destruição do ecossistema, com a mortandade dos peixes e a destruição da flora. Apenas 48,6% da população brasileira têm acesso à coleta de esgoto e, somente 39% dos esgotos do Brasil são tratados.

Se o município não possuir rede coletora de esgoto cada um pode fazer sua parte. Já ouviu falar em fossas sépticas? Fossa séptica se trata de um sistema de tratamento de esgoto sanitário que ocorre em domicílios. É uma unidade que atua química e fisicamente nos dejetos. A fossa séptica atua purificando a água vinda dos vasos sanitários para ser devolvida ao meio ambiente com o mínimo de impacto ambiental.

É de fundamental importância cobrar das autoridades a construção e a manutenção de redes de esgoto e seu tratamento, mas a população também deve colaborar, fazendo a disposição correta do efluente doméstico, pois conforme foi apresentado, o saneamento básico precário atinge diretamente a sua saúde.