Prefeitura Municipal de Abreulândia - Prefeitura Municipal Comemora o Dia Mundial da Água Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura Municipal Comemora o Dia Mundial da Água

Prefeitura Municipal Comemora o Dia Mundial da Água

• Publicado: Terça, 22 de Março de 2022, 17h37
  • Última atualização em Terça, 22 de Março de 2022, 17h37

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial da Água, que acontece no dia 22 de março, comunica que a água é essencial para todas as atividades da vida humana e mais amplamente do Planeta Terra, ela está relacionada não só com o surgimento de vida na Terra, mas também com a sua evolução, por isso foi criado este dia, para que o ser humano pudesse refletir e discutir sobre este tema com o intuito de preservar este recurso.

Esse recurso tem tamanha importância, que cerca de 70% da superfície do planeta Terra é coberta por água, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais, além de fazer parte de inúmeras atividades dos seres humanos. Entretanto, a maior parte da água no planeta é salgada, e somente 2,7% é de água doce, sendo que desse percentual apenas 0,1% corresponde à água doce disponível para utilização humana.

A falta de água é uma ameaça, uma vez que a água é fonte de vida e estamos tão habituados à presença dela que só realmente dar-se o devido valor da sua importância quando ela faz falta.

Preservar os recursos hídricos é preservar a existência humana, por exemplo, a maior parte das células do corpo humano possui água, portanto ingerir água é uma necessidade. Entretanto, está água para ser ingerida tem que ter qualidade e seguir os padrões de potabilidade, para que não cause doenças na população.

A seguir alguns cuidados que se deve ter:

• Não tomar banhos demorados. Cinco minutos costumam ser o tempo suficiente para se ter uma boa higienização;
  • Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar e de passar o xampu e o condicionador, religando-o somente na hora do enxágue.
  • Evite brincadeiras com a água. Troque-as por outras. Elas podem ser tão divertidas quanto às com água;
  • Em vez de mangueira, utilize a vassoura e balde para limpar pátios e quintais;
  • Aproveite a água da chuva para regar as plantas e o jardim;
  • Cheque vazamentos e desligue sempre a torneira;
  • Evite usar copos descartáveis, mesmo os recicláveis. Tanto a produção quanto a reciclagem deste material demandam o consumo de muitos litros de água. Prefira ter sempre em mãos uma caneca (daquelas de plástico mesmo) ou uma garrafinha de água.