Prefeitura Municipal de Abreulândia - PREFEITURA MUNIICIPAL DE ABREULÂNDIA COMEMORA O DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PREFEITURA MUNIICIPAL DE ABREULÂNDIA COMEMORA O DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO
Início do conteúdo da página
MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNIICIPAL DE ABREULÂNDIA COMEMORA O DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

  • Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2022, 13h24
  • Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 13h24
imagem sem descrição.

 

Adote as práticas conservacionistas e nós ajude a conservar os solos e preservar o meio ambiente!

A Prefeitura Municipal de Abreulândia juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente comemora no dia 15 de abril, o Dia da Conservação do Solo. Esta data tem como objetivo alertar a população quanto a importância desse recurso e incentivar a população a adotar práticas de conservação do solo.

O solo fornece nutrientes essenciais para as nossas florestas e lavouras, filtra a água e ajuda a regular a temperatura e as emissões dos gases de efeito estufa. Os solos das florestas e das nossas pastagens e lavouras têm o potencial de contribuir para mitigar as emissões por meio do sequestro de carbono da atmosfera na forma matéria orgânica. Os solos são um grande reservatório global de carbono, armazenando mais carbono orgânico do que a vegetação.

A conservação do solo é um conjunto de práticas que contribuem com processos que podem realizar o controle de doenças e favorecer os ciclos biológicos do solo. Além disso, proporciona uma série de benefícios econômicos, ambientais e sociais, auxiliando na reestruturação do solo com agregados, disponibilizando matéria orgânica e dessa forma, incrementando fertilidade do solo.

As técnicas conservacionistas mais utilizadas são adubação mineral, plantio em nível, adubação orgânica, pastagem, reflorestamento, adubação verde, sistemas de culturas, calagem, controle de queimadas, cobertura morta, rotação de cultura, pastagens, cordões de vegetação permanente, cultivo mínimo e plantio direto. A escolha dos métodos adequados leva em conta aspectos ambientais e socioeconômicos de cada propriedade.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página