Prefeitura Municipal de Abreulândia - Secretaria Municipal de Saúde de Abreulândia do Tocantins realiza ação Novembro Azul Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria Municipal de Saúde de Abreulândia do Tocantins realiza ação Novembro Azul
Saúde

• Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 18h39
  • Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 18h39

1Prefeitura municipal de Abreulândia através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 26/11 na UBS - João Batista de França, a ação do dia D do Novembro Azul.
Essa ação contou com parceria do sindicato rural de Abreulândia juntamente com FAET SENAR.

O "Novembro Azul” é a época do ano destinada às ações de orientação e prevenção ao câncer de próstata. Vale lembrar que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura da doença.

O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum entre os homens no Brasil e no mundo e não produz sintomas na fase inicial. Com o decorrer do tempo, com o aumento da próstata, que se localiza sob a bexiga, pode surgir dificuldade para urinar, enfraquecimento do jato urinário e aumento das micções (necessidade de urinar muitas vezes).

Para o diagnóstico precoce, basta um simples exame de sangue com a coleta de PSA (antígeno prostático específico) para os homens acima de 50 anos e, caso necessário, uma avaliação com médico urologista. Esse check-up é muito importante antes mesmo dos sintomas aparecerem.

O câncer de próstata é silencioso e apresenta sintomas apenas nos estágios mais avançados, por isso a importância da prevenção.