Prefeitura Municipal de Abreulândia - Prefeitura de Abreulândia e Naturatins, promove reunião com produtores rurais para discutir o manejo de queimadas controladas e prevenção de incêndios florestais Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura de Abreulândia e Naturatins, promove reunião com produtores rurais para discutir o manejo de queimadas controladas e prevenção de incêndios florestais
meio ambiente

• Publicado: Quarta, 17 de Maio de 2023, 20h32
  • Última atualização em Quarta, 17 de Maio de 2023, 20h32

No dia 16 de maio, a Prefeitura Municipal de Abreulândia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realizou uma importante reunião com os produtores rurais do Projeto de Assentamento (P.A) Vargem Dourada. O encontro teve como objetivo discutir medidas relacionadas ao manejo de queimadas controladas na região, bem como a prevenção e combate aos incêndios florestais.

A reunião contou com a participação ativa dos produtores rurais, representantes da Prefeitura, da Secretaria de Meio Ambiente e do Naturatins. Durante o encontro, foram apresentadas informações sobre a importância do manejo adequado das queimadas, destacando os benefícios e os impactos negativos que podem surgir caso não sejam realizadas de forma controlada.

O manejo de queimadas controladas é uma prática utilizada para controlar o crescimento excessivo da vegetação, auxiliar na renovação de pastagens e prevenir a propagação descontrolada de incêndios florestais. No entanto, é fundamental que essas ações sejam realizadas com responsabilidade, seguindo normas e critérios estabelecidos pelos órgãos ambientais competentes.

Durante a reunião, foram discutidas as técnicas adequadas para o manejo das queimadas, levando em consideração aspectos como a umidade do solo, a direção do vento e a densidade da vegetação. Além disso, foram abordados os procedimentos de segurança, a importância do monitoramento constante e a necessidade de informar às autoridades competentes sobre a realização das queimadas controladas.

A parceria entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Meio Ambiente e o Naturatins demonstra o compromisso em promover a conscientização e o engajamento dos produtores rurais na preservação do meio ambiente e na prevenção de desastres causados pelos incêndios florestais.